Brasil. Essa mistura colossal de contrastes. Pessoas diversas, referências, culturas e sabedoria nativa. Um caldeirão de possibilidades de medida continental. Sim, somos um canal de TV com 'Brasil' em nosso nome. A celebração de muitos brasileiros que se encaixam em um só. A nova marca do Canal Brasil visa materializar a riqueza de nossa cultura e a história de nossa tipografia em cinema, arte e design. É a diversidade em movimento.
Para celebrar a diversidade dos muitos brasileiros que se encaixam em um, escolhemos um elemento protagonista para esse rebranding do Canal Brasil: a tipografia. A nova marca é um sistema intercambiável de 14 logotipos variáveis, com suas variações tipográficas expressivas inspiradas na história da tipografia brasileira.
Uma fonte variável que fala, que reage de forma viva e orgânica. Ela varia, se adapta, interage e exige uma análise de nossa própria identidade.
Sob a direção criativa da Tátil e materializado pela experiência tipográfica de Plau, o Canal Brasil VF é um display, com fonte variável em maiúsculas com dois eixos: largura e expressão.
Inspirado por um olhar profundo sobre nossa história gráfica e práticas contemporâneas, é, por um lado, um exercício complexo, mas cuidadoso, de combinar tipos e, por outro, um delicioso processo de síntese cultural e estética.
Mais do que apenas inspirada pela história do design brasileiro, a nova identidade do Canal Brasil é uma ode à nossa cultura, um exercício para extrair aquela sensação indescritível de brasilidade, ou aquela que reconhecemos como nossa sem saber completamente o porquê. É uma celebração da nossa diversidade. E é, afinal, um trabalho de amor pela nossa história gráfica e tipográfica, criada, projetada e moldada por tantas mãos.
A ousadia é sobre correr riscos e reverter a ordem.Isso é o que o Carnaval representa.
No Carnaval, tudo está em movimento, e a marca também está.
Esta marca tem tanto coreografia quanto ginga.
10 milhões de pessoas impactadas durante o carnaval no Rio.
7.840 pessoas entrevistadas durante o processo.
1 bilhão de dólares em movimentação econômica.
Para garantir que a marca Rio Carnaval fosse viva e orgânica, como o Rio de Janeiro, desenvolvemos — em parceria com o André Burnier e com a Plau— uma ferramenta de programação criativa que permite interagir com a marca a partir do movimento das fitas, das suas espessura, dos seus movimentos, ritmos, cores e que fosse customizável. Uma marca pulsante que tem personalidade, comportamento e que representa a força criativa de todas as Escolas de Samba.
PONTOS DE MÍDIA
Distribuídos em 4 regiões
do Rio e 3 cidades da
Baixada Fluminense.
inserções da campanha
4.433.436 inserções publicitárias veiculadas.
DE IMPACTOS SEMANAIS
60 milhões de
pessoas impactadas
em diferentes canais.