Daniel Souza
Carolina Polli, Letizia Trannin
Mariane Silva, Patrícia Licio, Regys Lima
Lucas Santiago
Valéria Forte
Ingrid Taveira, Vallécia Carvalho
Jessica Moura, Thaiz Crepaldi
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido
O projeto de reposicionamento da Copersucar marca uma nova fase em uma das empresas mais relevantes do setor sucroenergético global. Com mais de 60 anos de história e forte atuação em energia renovável, a Copersucar precisava comunicar ao mundo seu diferencial: um modelo de negócio único, descentralizado, cooperativo e profundamente brasileiro.
Nosso ponto de partida foi olhar para dentro. Ouvimos usinas, lideranças, colaboradores e stakeholders para identificar uma essência comum: o poder da colaboração como motor de inovação. A partir desse mergulho, nasceu o conceito de Ecossistema Copersucar — uma nova forma de enxergar, estruturar e comunicar a marca e seus impactos.
A Tátil foi chamada para liderar esse movimento por meio de estratégia, identidade verbal e identidade visual — alinhando legado e futuro, operação e propósito.
Desafio
Reposicionar uma marca com mais de seis décadas de história sem apagar suas origens, revelando sua potência em um cenário marcado por agendas urgentes como transição energética e segurança alimentar.
Era preciso construir um sistema de linguagem — visual e verbal — capaz de unificar diferentes frentes do negócio, garantir consistência institucional e traduzir, com clareza, a atuação da Copersucar em toda a sua complexidade.
Mais do que parecer sustentável, o desafio era afirmar um modelo genuinamente regenerativo, que respeita o conhecimento local, atua em escala global e mantém a cooperação como princípio fundador.
DE: COMUNICAÇÃO TRADICIONAL
Solução
O projeto foi guiado por um insight central: a Copersucar opera do micro ao macro — da inteligência territorial das usinas à escala de impacto internacional.
A estratégia reposicionou a marca como Ecossistema Copersucar, um sistema vivo de soluções sustentáveis construídas em rede. A identidade verbal assumiu essa lógica ecológica, criando um ecossistema de linguagem: adaptável, potente e precisa. Um tom que cria vínculos, é direto, sem excesso, e reflete o compromisso da marca com o futuro.
Na identidade visual, formas, cores e composições traduzem essa energia cooperativa com sofisticação e presença. Os grafismos traduzem os conceitos de cooperação e fluidez através dos vínculos gerados pelas formas e do movimento constante. Da linguagem verbal aos números, a tipografia reforça a personalidade da marca trazendo precisão e versatilidade.
O resultado é uma marca mais clara, sólida e conectada com seu tempo — capaz de comunicar com força tanto para investidores quanto para a sociedade.
Mais do que uma mudança de marca, um redesenho de futuro.
A ousadia é sobre correr riscos e reverter a ordem.Isso é o que o Carnaval representa.
No Carnaval, tudo está em movimento, e a marca também está.
Esta marca tem tanto coreografia quanto ginga.
10 milhões de pessoas impactadas durante o carnaval no Rio.
7.840 pessoas entrevistadas durante o processo.
1 bilhão de dólares em movimentação econômica.
Para garantir que a marca Rio Carnaval fosse viva e orgânica, como o Rio de Janeiro, desenvolvemos — em parceria com o André Burnier e com a Plau— uma ferramenta de programação criativa que permite interagir com a marca a partir do movimento das fitas, das suas espessura, dos seus movimentos, ritmos, cores e que fosse customizável. Uma marca pulsante que tem personalidade, comportamento e que representa a força criativa de todas as Escolas de Samba.
PONTOS DE MÍDIA
Distribuídos em 4 regiões
do Rio e 3 cidades da
Baixada Fluminense.
inserções da campanha
4.433.436 inserções publicitárias veiculadas.
DE IMPACTOS SEMANAIS
60 milhões de
pessoas impactadas
em diferentes canais.