Fred Gelli, Ricardo Bezerra, Felipe Aguiar, Beto Biscesto e Pat Watson
Rafael Bittencourt e Thalita Campbell
Hudson Girundi e Júlia Liberati
Elen Campos, Dani Varanda e Mayra Lins
Hudson Girundi, Júlia Liberati, Carolina Pinheiro e Arthur Figueiredo
BlackLetra
Emannuel Zanoni, David Marques, Valéria Forte e Paola Rodrigues
Juliana Santos e Paulo Ferreira
Cris Sech, Paula Chagas e Ulli Ferrari
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido e Natália Silveira
Instituto Letras que Flutuam, Fernanda Martins, Samia Batista (Fotos ILQF), Livia Conduru, Vídeo Monks, Gazpacho Produções e Fernando Arrais
Um mergulho nos territórios dos aromas vivos da Amazônia
O projeto Natura Ekos Ryos surge com o objetivo de redesenhar a perfumaria global da Ekos. NAVEGAMOS pelos mundos visíveis e invisíveis da Amazônia e da perfumaria, buscando aromas, histórias e conhecimentos que honrem essa nova perfumaria. MERGULHAMOS na cultura amazônica e em sua profunda conexão com as águas, CRIANDO juntos em um processo original que incorpora essência e profundidade do início ao fim. Nosso desafio foi criar uma marca que falasse sobre as relações dos povos amazônicos com os rios e seus arredores.
Os rios vivem, atravessam e refletem histórias da Amazônia
Do amanhecer ao anoitecer, as histórias e os elementos culturais e naturais que se desenrolam nas margens do rio ao longo do dia, as diferentes tonalidades de cada tipo de rio, suas curvas, a navegação de barcos e os artefatos sintetizam os conceitos das fragrâncias lançadas pela Natura Ekos. Com base na direção estratégica e na narrativa, criamos toda a jornada, incluindo nome, marca, design de garrafas, embalagem e linguagem visual.
DE: COMUNICAÇÃO TRADICIONAL
A partir do design tipográfico, expandimos todo o idioma.
Em tupi antigo, 'Y' significa água, e esse conceito serviu como ponto de partida para a evolução da tipografia de Ekos. Nós nos concentramos na morfologia do caractere 'Y', explorando seus vértices e bifurcações para representar o fluxo dos rios, adicionando uma camada orgânica à família tipográfica. Essa lógica foi estendida aos outros personagens da marca, enfatizando a sinuosidade e reforçando os contrastes entre linhas retas e curvas, criando uma identidade visual coesa e fluida.
Com o objetivo de valorizar o trabalho dos artistas conhecidos como “Abridores de Letras” e preservar esse conhecimento popular e cultural da região amazônica, convidamos, junto com a curadoria de Fernanda Martins, 17 artistas para criar a marca RYOS, cada um com suas próprias características distintas. Durante todo o processo, aprendemos sobre os elementos criativos que distinguem as letras decorativas amazônicas e identificam a autoria de cada artista, como a divisão predominante das letras em duas partes, conhecidas como “caqueados” (enfeites decorativos no corpo da carta). Esse sistema, criado pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia, reflete um código único que ressoa com a região em que habitam e é resultado de sua profunda conexão com o meio ambiente. Incorporamos essas construções gráficas em nossa tipografia EKOS, que está presente em nossa linguagem visual e em nossas embalagens.
A ousadia é sobre correr riscos e reverter a ordem.Isso é o que o Carnaval representa.
No Carnaval, tudo está em movimento, e a marca também está.
Esta marca tem tanto coreografia quanto ginga.
10 milhões de pessoas impactadas durante o carnaval no Rio.
7.840 pessoas entrevistadas durante o processo.
1 bilhão de dólares em movimentação econômica.
Para garantir que a marca Rio Carnaval fosse viva e orgânica, como o Rio de Janeiro, desenvolvemos — em parceria com o André Burnier e com a Plau— uma ferramenta de programação criativa que permite interagir com a marca a partir do movimento das fitas, das suas espessura, dos seus movimentos, ritmos, cores e que fosse customizável. Uma marca pulsante que tem personalidade, comportamento e que representa a força criativa de todas as Escolas de Samba.
PONTOS DE MÍDIA
Distribuídos em 4 regiões
do Rio e 3 cidades da
Baixada Fluminense.
inserções da campanha
4.433.436 inserções publicitárias veiculadas.
DE IMPACTOS SEMANAIS
60 milhões de
pessoas impactadas
em diferentes canais.