Patricia Clarkson, Fred Gelli e Ricardo Bezerra
Maria Pia Parente
Ted Oliver, Gabriel Kalani e Camila Cannavale
Fabio Haag Type Foundry
Matheus Neves, Shay Reis, Felipe Victor e Rafael Ortiz
Emannuel Zanoni e Paola Rodrigues
Luis Fernando Tranquilini, Paula Chagas e Ulliana Ferrari
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido e Natália Silveira
Natalia Renteira, Cristiano Oliveira, Fábio Sakamoto, Carolina Wood, Marcelo Pereira, André Escada e Arthur Azevedo
O DESAFIO FOI CRIAR A IDENTIDADE VISUAL E VERBAL DE UMA EMPRESA ATÍPICA, DEDICADA À REGENERAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS.
A Biomas reúne um pool de grandes corporações e propõe um modelo de negócios inovador, onde regeneração e lucro coexistem. O desafio era traduzir essa complexidade em uma marca forte, autêntica e impactante, que comunicasse sua missão para diversos públicos, sem cair em discursos genéricos ou técnicos.
Para garantir um posicionamento único, realizamos entrevistas aprofundadas com stakeholders e especialistas em sustentabilidade. Buscamos entender não apenas os desafios operacionais da Biomas, mas também como sua proposta de valor poderia ser claramente percebida. O conceito “A vida no centro de tudo” guiou a estratégia, resultando em um sistema visual dinâmico e orgânico, onde cada semente representa um bioma. As sementes simbolizam renovação e interdependência, pilares centrais da marca.
A identidade visual da Biomas foi inspirada na diversidade e resiliência da natureza. Cada bioma é representado por uma semente única, criando um sistema visual modular e dinâmico. O design equilibra tecnologia e organicidade, transmitindo a essência regenerativa da marca. Além disso, a linguagem verbal foi desenvolvida para refletir clareza, governança e inovação, garantindo uma comunicação forte e acessível para diferentes públicos.
DE: COMUNICAÇÃO TRADICIONAL
DE: Percepção restrita ao mercado de crédito de carbono
PARA: Uma marca referência em regeneração e inovação sustentável
Posicionamento sólido como um novo modelo de negócios regenerativos.
Identidade forte e versátil, ampliando a percepção da marca no mercado.
Engajamento positivo de investidores e stakeholders, consolidando a credibilidade da Biomas.
Biomas é mais que uma marca.
É um movimento regenerativo que propõe um novo modelo econômico para um futuro sustentável.
A ousadia é sobre correr riscos e reverter a ordem.Isso é o que o Carnaval representa.
No Carnaval, tudo está em movimento, e a marca também está.
Esta marca tem tanto coreografia quanto ginga.
10 milhões de pessoas impactadas durante o carnaval no Rio.
7.840 pessoas entrevistadas durante o processo.
1 bilhão de dólares em movimentação econômica.
Para garantir que a marca Rio Carnaval fosse viva e orgânica, como o Rio de Janeiro, desenvolvemos — em parceria com o André Burnier e com a Plau— uma ferramenta de programação criativa que permite interagir com a marca a partir do movimento das fitas, das suas espessura, dos seus movimentos, ritmos, cores e que fosse customizável. Uma marca pulsante que tem personalidade, comportamento e que representa a força criativa de todas as Escolas de Samba.
PONTOS DE MÍDIA
Distribuídos em 4 regiões
do Rio e 3 cidades da
Baixada Fluminense.
inserções da campanha
4.433.436 inserções publicitárias veiculadas.
DE IMPACTOS SEMANAIS
60 milhões de
pessoas impactadas
em diferentes canais.