Contexto & Desafio

O DESAFIO FOI CRIAR A IDENTIDADE VISUAL E VERBAL DE UMA EMPRESA ATÍPICA, DEDICADA À REGENERAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS. 


A Biomas reúne um pool de grandes corporações e propõe um modelo de negócios inovador, onde regeneração e lucro coexistem. O desafio era traduzir essa complexidade em uma marca forte, autêntica e impactante, que comunicasse sua missão para diversos públicos, sem cair em discursos genéricos ou técnicos.

Para garantir um posicionamento único, realizamos entrevistas aprofundadas com stakeholders e especialistas em sustentabilidade. Buscamos entender não apenas os desafios operacionais da Biomas, mas também como sua proposta de valor poderia ser claramente percebida. O conceito “A vida no centro de tudo” guiou a estratégia, resultando em um sistema visual dinâmico e orgânico, onde cada semente representa um bioma. As sementes simbolizam renovação e interdependência, pilares centrais da marca.

SOLUÇÃO



A identidade visual da Biomas foi inspirada na diversidade e resiliência da natureza. Cada bioma é representado por uma semente única, criando um sistema visual modular e dinâmico. O design equilibra tecnologia e organicidade, transmitindo a essência regenerativa da marca. Além disso, a linguagem verbal foi desenvolvida para refletir clareza, governança e inovação, garantindo uma comunicação forte e acessível para diferentes públicos.

DE: COMUNICAÇÃO TRADICIONAL

PARA: Experiência sensorial e interativa
RESULTADOS E OUTPUTS (VISUAL AND VERBAL)

DE: Percepção restrita ao mercado de crédito de carbono

PARA: Uma marca referência em regeneração e inovação sustentável



Posicionamento sólido como um novo modelo de negócios regenerativos.
Identidade forte e versátil, ampliando a percepção da marca no mercado.
Engajamento positivo de investidores e stakeholders, consolidando a credibilidade da Biomas.

Biomas é mais que uma marca.

É um movimento regenerativo que propõe um novo modelo econômico para um futuro sustentável.

Uma marca lançada com todo o alvoroço.

A ousadia é sobre correr riscos e reverter a ordem.Isso é o que o Carnaval representa.

No Carnaval, tudo está em movimento, e a marca também está.

Esta marca tem tanto coreografia quanto ginga.

10M

10 milhões de pessoas impactadas durante o carnaval no Rio.

7.8K

7.840 pessoas entrevistadas durante o processo.

1BI$

1 bilhão de dólares em movimentação econômica.

PROGRAMAÇÃO CRIATIVA

Para garantir que a marca Rio Carnaval fosse viva e orgânica, como o Rio de Janeiro, desenvolvemos — em parceria com o André Burnier e com a Plau— uma ferramenta de programação criativa que permite interagir com a marca a partir do movimento das fitas, das suas espessura, dos seus movimentos, ritmos, cores e que fosse customizável. Uma marca pulsante que tem personalidade, comportamento e que representa a força criativa de todas as Escolas de Samba.

170

PONTOS DE MÍDIA
Distribuídos em 4 regiões 
do Rio e 3 cidades da 
Baixada Fluminense.

4.4M

inserções da campanha
4.433.436 inserções publicitárias veiculadas.

60M

DE IMPACTOS SEMANAIS
60 milhões de 
pessoas impactadas 
em diferentes canais.